Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica
Jeferson Luís Marinho de CarvalhoJalva Lilia Rabelo de Sousa

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica

Professor(es):

Jalva Lilia Rabelo de Sousa

Jeferson Luís Marinho de Carvalho

Carga Horária: 60 horas

Semestre: 2020/1

Ementa:

Organização dos espaços educativos da Educação Profissional e Tecnológica, no que se refere à pesquisa, ao ensino, à extensão e à gestão, em espaços formais e não formais, bem como as suas interações com o mundo do trabalho e a sociedade. Planejamento, avaliação e gestão democrática na EPT. Memórias da EPT local, regional e nacional

Objetivo geral:

Analisar os espaços formais e não formais da EPT no que se refere aos processos de gestão do ensino, da pesquisa, da extensão, com ênfase na gestão democrática e considerados no processo da história e memória da EPT em suas relações com o mundo do trabalho e com a sociedade.

Objetivos específicos:

 - Compreender os processos de gestão democrática da EPT, contextualizadas nas Políticas Públicas Educacionais no Brasil.

- Identificar as características principais dos processos de organização da gestão do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na EPT e seu protagonismo nas interações com o mundo do trabalho e a sociedade.

- Discutir o currículo integrado e suas relações com os pilares da EPT, trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

- Abordar as principais questões relacionadas à história e à memória da EPT local, regional e nacional.

- Identificar as relações entre os conceitos analisados e sua contribuição com o Projeto de Pesquisa dos estudantes do ProfEPT.

Conteúdos Programáticos:

(1) História e memórias da EPT local, regional e nacional:

- Memórias e Identidades a partir dos modos de organização das bases territoriais

(2) Concepção de Administração e de Gestão: crítica à visão gerencialista da EPT

(3) Gestão democrática e organização da EPT:

- planejamento (PPP, PDI, PPI),

- processos de avaliação educacional, avaliação institucional, autoavaliação institucional e avaliação externa;

- instâncias de participação na EPT

 (4) Organização dos espaços pedagógicos da EPT: a pesquisa, o ensino, extensão em espaços formais e não formais e suas interações com o mundo do trabalho e com a sociedade

(5) Organização do currículo Integrado e as relações com os pilares da EPT: o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura